quinta-feira, 4 de março de 2010

Tablet PC para cegos

O tablet PC é um computador perfeito para cegos, pois sua tela permite que o cego saiba onde esta no desktop.
Um dedo pode ser colocado na tela e ir navegando por ela apontando os objetos que cada um com seu titulo predefinidos são lidos pela voz artificial em uma velocidade ao gosto do usuário e depois de se acostumar com uma serta configuração ele já sabe quase onde ficam na tela os objetos. Um segundo dedo colocado na tela pode em um movimento de segurar, pegar os objetos e arrastá-los para onde quiser. Eu já vi o procexp, adquirido recentemente pela Microsoft, identificar os objetos do Windows facilmente em um arrastar de mouse, e isso bem configurado pode ser uma mão na roda.
Na interface web a organização em tabelas de uma pagina que divide seus objetos com títulos e descrições são facilmente navegados por um cego que ao arrastar um dedo que aponta e a outra mão para mover a barra de rolagem, vai ouvindo os títulos e ao manter o segundo dedo na tela em cima de uma célula com o titulo escolhido, ouve o resto do conteúdo todo, e um terceiro dedo, tudo isso dentro de um espaço predefinido, um circulo que detecta os toques próximos, faz-se ouvir os links da célula apontada enumerados e com seus títulos, para com o segundo dedo depois de ter apontado a célula da tabela ou o objeto, uma imagem ou um flash, clicara o numero de vezes que é o numero do link escolhido.
Os formulários que são feitos de objetos dentro de uma célula vão sendo anunciados para o usuário pelo titulo, ele então continua a percorrer a tela para achar os itens do formulário organizados em uma fila de cima para baixo e ao escolher o item é só clicar com o segundo dedo marcando-o, para com a outra mão chamar o teclado virtual no canto direito em baixo da tela, e com as indicações brailes nas bordas do tablet vai agilmente achando as letras e apertando seus indicadores para clicar seus números rapidamente e depois voltar ao formulário para continuar a preenchê-lo. O teclado sempre mantém a configuração de pixels das bordas que indicam os componentes do teclado.
Os formatos flash e shockwave, tanto quanto os outros parecidos plug-ins, como o da Microsoft, podem fazer uma API que ajude a identificar os objetos em um sistema parecido com o das células para ajudar a ser feito paginas deste tipo para os cegos, o que ajudaria muito a esta população carente de bom conteúdo na internet. Os programas também podem se adequar aos usuários cegos por meios padronizados e fáceis de serem navegados pela tela.

Por mediunidade.

Imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário